Image Hosted by ImageShack.us

Sport Club Corinthians Paulista

« Home | Titulos » | Simbolos » | Presidentes » | Pena do Galo Verde » | Osso Duro ... » | Bolas » | Equipes » | Destaques » | Clones » | Escudos » 

24.3.06

Nossa História




Todo clube tem sua história, mas nenhuma pode ser igual à do Corinthians que surgiu, de repente, graças a audácia de cinco rapazes que, após assistir uma equipe da Inglaterra, o Corinthians Team, firmemente decidiram fundar um time de futebol do mesmo gênero.
Era 1º de setembro de 1910 e cinco operários Joaquim Ambrósio, Carlos da Silva, Rafael Perrone, Antônio Pereira e Anselmo Correia se reuniram com mais oito rapazes e fundaram o "Sport Club Corinthians Paulista" após assistir uma equipe de futebol da Inglaterra. O presidente escolhido por eles foi o alfaiate Miguel Bataglia que já no primeiro momento afirmou: "O Corinthians vai ser o time do povo e o povo é quem vai fazer o time". Da primeira coleta à compra da primeira bola de futebol do clube pouco tempo passou. Na verdade, apenas uma semana. Um terreno alugado na Rua José Paulino foi aplainado e virou campo e foi lá que, já no dia 14 de setembro, o primeiro treino foi realizado diante de uma platéia entusiasmada que garantiu: "Este veio para ficar". De partida em partida o time foi se tornando famoso, mas era ainda um time de várzea. No ano de 1913, o Corinthians pleiteou uma vaga junto a Liga Paulista de Futebol e foi aceito, tornando-se assim o quarto dos chamados "três mosqueteiros" (Americano, Germânia e Internacional) - o D´Artagnan, que é até hoje um dos seus ídolos! Os grandes craques que passaram pelo Corinthians como Neco, Luizinho, Oreco, Gilmar, Sócrates e outros são lembrados até hoje e tidos com muito carinho pela torcida.

O Nome
A origem do nome Corinthians, vem de um time da Inglaterra, o Corinthian Football Club, que esteve jogando partidas amistosas no Rio de Janeiro e em São Paulo. O nome do time ingles, fundado em 1882, foi em homenagem a cidade grega de Corinto.Mais do que um dos grandes clubes ingleses do inicio do século, o Corinthian foi um dos maiores responsaveis pela difusão do futebol na América Latina. O belissimo futebol apresentado nos amistosos em que disputou, impressionou inclusive aqueles cinco rapazes do Bom Retiro, que mais tarde fundariam o Corinthians Paulista.Sport Club Corinthians Paulista foi o nome sugerido por Joaquim Ambrosio, provavelmente com a intenção de mostrar a seus companheiros que o novo clube um dia poderia se tornar tão grande e conhecido como o Corinthian ingles.





A Camisa
O preto e o branco, que hoje simbolizam o Corinthians e identificam a paixão do torcedor, so foram adotados como cores oficiais do uniforme algum tempo depois da fundação. No inicio, o time de futebol usava camisas de cor creme, com frisos pretos nos punhos e golas. Após seguidas lavagens, o creme foi desbotando e a diretoria da época, sem dinheiro para a compra de um novo jogo de camisas, decidiu adotar o branco como a nova cor oficial do uniforme, ao lado dos calções pretos.A partir dai, o Corinthians deu vida e pulsação a mais neutra combinação possivel de cores. O clube so abandonou o preto e o branco uma vez, jogando com camisas grenas (contra a Portuguesa), em homenagem aos jogadores do Torino, da Italia, mortos no desastre aereo de Superga em 4 de maio de 1949. Em 11 de fevereiro de 1960, o Corinthians venceu o Universitario do Peru por 5 a 2, no Estadio Nacional de Lima, usando uma camisa identica a do Peñarol, do Uruguai, com listas pretas e amarelas.




NASCE A PAIXÃO
Fonte CORINTHIANS
No ano de 1910, o cometa Halley concentrava as atenções do mundo todo e já indicava que seria um ano especial. Mal sabiam as pessoas que naquele ano haveria algo bem mais importante que o cometa...

Quando os rios da cidade de São Paulo baixavam, suas várzeas eram preenchidas pelos amantes do então novo esporte bretão: o futebol. Na época, havia diversos clubes de elite na capital paulistana, como o Germânia, o Paulistano ou o Campos Elíseos - mas todos bem longe do que se considera um time popular.

Foi então que um grupo de homens de vida humilde – os pintores de casa Joaquim Ambrósio, Antônio Pereira e César Nunes; o sapateiro Rafael Perrone; o motorista Anselmo Correia; o fundidor Alexandre Magnani, o macarroneiro Salvador Lopomo, o trabalhador braçal João da Silva e o alfaiate Antônio Nunes – decidiram fundar o seu próprio clube de futebol. No dia 1º de setembro, à altura do número 34 da Avenida dos Imigrantes (atual José Paulino), no Bom Retiro, eles se reuniram e redigiram o primeiro estatuto do clube. Faltava apenas financiamento para o sonho se realizar. Foi aí que Miguel Bataglia entrou em cena. Bataglia era um requintado alfaiate; aceitou participar e foi oficialmente nomeado o primeiro presidente do clube.

O clube já tomava uma cara, mas faltava o nome. As idéias passaram por Santos Dummont, Carlos Gomes e até Guarani, mas nenhuma delas foi escolhida. Foi então que Joaquim Ambrósio sugeriu homenagear o famoso time inglês que fazia uma excursão pelo país: o Corinthian Casuals Football Club. O clube que se tornaria o mais querido do Brasil já tinha nome. A torcida e a imprensa chamavam a equipe de Corinthian’s Team. Assim, a letra “s” foi acrescentada ao nome, e o clube ganhou o elegante nome Corinthians.

A primeira camisa do Timão era bege com frisos pretos nos punhos e na gola, e o distintivo com as letras “C” e “P” entrelaçadas no peito esquerdo. Havia um problema: quando se lavava o uniforme, o preto do brasão borrava a camisa bege, que também desbotava; como a diretoria não tinha dinheiro para sempre comprar outro, decidiu-se substituir o bege pelo branco.

Posted by PhiliPPsen | 11:40 | E-mail this post

E-mail this post



Remember me (?)



All personal information that you provide here will be governed by the Privacy Policy of Blogger.com. More...

Add a comment

Name:

Website:

Comment:

 


03.2006 05.2006 12.2006


Powered by Blogger Templates